Cobertura de meios

Os serviços gratuitos de alertas compreendem uma abrangente quantidade de fontes, o que faz com que a cobertura não seja um diferencial. A flexibilidade de focar o monitoramento incorporando veículos e fontes relevantes para o cliente, é o ponto determinante na hora de se decidir por um serviço de clipping.

Os serviços de alerta gratuitos fazem uma varredura na web, sem considerar a hierarquia dos meios. Assim, eles caem no erro de capturar matérias em sites irrelevantes ou réplicas da matéria original ao invés de dar prioridade a veículos de real relevância. Já o serviço de clipping faz o monitoramento por hierarquia de veículos, indo dos mais aos menos importantes, seguindo critérios de credibilidade, tiragem, visitantes únicos, eixo de circulação, dentre outros que se encaixem nas necessidades do cliente.

 

Inteligência

Usualmente os serviços de alerta gratuitos limitam o número de palavras-chave a serem monitoradas. Neste ponto os serviços de clipping se destacam pela flexibilidade na definição de keywords, pois no propósito de capturar matérias para sua marca ou negócio, são testadas inúmeras combinações de pesquisa que darão como resultado um monitoramento mais preciso e focado.

Enquanto o serviço gratuito de alerta é ativado de modo padrão, o clipping conta com profissionais capacitados para formular combinações que resultam numa pesquisa inteligente, com tecnologias desenvolvidas especificamente com este objetivo.

 

Distribuição da informação

O serviço de clipping possui uma estrutura que permite o envio de newsletters para listas de e-mails extensas. Isso se revela uma preocupação a menos na hora do recebimento e redistribuição da informação estratégica para o seu negócio e seus executivos. Soma-se a isto, formatos de clipping personalizados que respondem aos critérios da identidade corporativa de sua empresa. Já em casos mais específicos, existe a possibilidade de desenvolver formatos novos e exclusivos, segundo as necessidades do seu negócio.

Um serviço gratuito de alerta não possui alternativas para o recebimento da informação, originando problemas na hora da gestão das matérias capturadas. Normalmente os e-mails recebidos com os alertas geram um alto grau de tráfego na caixa de e-mail e em muitos casos é difícil de se organizar.

 

Gestão da Informação

Outra diferença importante está no armazenamento e gerenciamento da informação capturada. Como já tínhamos sinalizado, os sistemas de alerta gratuitos só enviam a informação no corpo do e-mail. Assim, quando você precisa analisar todas suas matérias não há um espaço dedicado para o armazenamento e gerenciamento de dados. Isto gera um retrabalho para coletar as matérias, levá-las, por exemplo, para um arquivo excel e organizá-las segundo suas necessidades. Já um serviço de clipping profissional possui um espaço desenvolvido para os clientes com o fim de localizar as matérias da sua marca, segmentar por tipo de mídia, por data de publicação, por segmento de atuação, por título, até mesmo a possibilidade de realização de relatórios de mídia analíticos ou quantitativos.

 

Análise

Enquanto os alertas gratuitos enviam somente um dado bruto – a matéria –, as empresas de clipping incluem serviços de relatórios de mídia que envolvem uma análise qualitativa das matérias coletadas. Estes relatórios permitem ter um panorama real do impacto da sua marca na mídia.

Além disso, é possível analisar e classificar as matérias segundo seus próprios critérios de trabalho, como tema, o foco, citação de produtos, citação de porta-vozes, etc. Estas classificações permitem segmentar seus dados e qualificá-los em qualquer momento e para qualquer fim. Estas características procuram ajudá-lo na tomada de decisões e construção do plano de comunicação estratégico.

 

Flexibilidade

Enquanto os serviços profissionais de clipping oferecem uma estrutura flexível para o atendimento dos clientes, os serviços gratuitos de alertas não têm como objetivo atender as demandas pontuais. Assim, com uma equipe dedicada ao monitoramento e clipping de sua marca, você sempre terá alguém para lhe ajudar em momentos de crise. Muitos serviços de clipping conseguem atender ininterruptamente em casos de emergência. Normalmente as estruturas destes serviços estão dispostas de tal forma que poderiam atender qualquer tipo de demanda, ainda que em feriados ou em horários não comerciais.

 

Pessoas

E finalmente, o fator humano. A expertise e o atendimento personalizado que os profissionais em clipping agregam para os seus clientes é um dos fatores mais importantes. Com um trabalho de monitoramento bem feito, o profissional de comunicação ganha tempo e pode focar em outras atividades tornando seu trabalho mais eficiente e aumentando os resultados de assessoria.

Não conhece um serviço profissional de clipping? Clique aqui!.