Para ninguém é novidade que nas plataformas digitais as campanhas de marketing estão movimentando a web. As empresas estão optando cada vez mais pelo ambiente digital para promover suas marcas, e as hashtags são excelentes para expandir o alcance de uma ação de marketing digital.

Para poder mensurar os dados, e analisar para onde eles norteiam e quais providencias devem ser aplicadas, são usados medidores. É neste momento que se encaixam as hashtags.

As redes são abastecidas a todo tempo por vídeos, imagens, artes, infográficos, dentre outros. A corrida pela criatividade em troca de views e engajamento funciona 24h por dia. A pesquisa Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, em parceria com a Socialbakers, indica que as 100 principais empresas brasileiras obtiveram, comprovadamente, o crescimento de 95.180 seguidores, pela plataforma Instagram (dados comparados ao trimestre anterior com a média de 77.168). O que demonstra a forte batalha das marcas para se destacar nas mídias digitais.

 

O QUE OS INDICADORES E AS PESQUISAS APONTAM?

Existe uma vertiginosa ascensão de empresas e marcas preocupadas em como comunicar e como medir resultados em mídias sociais. O ponto relevante aqui é o modo como empregar as hashtags para mensurar seu desempenho digital.

Uma hashtag, se usada corretamente, consegue incentivar a interação com os consumidores e, ao mesmo tempo, conseguir que seus posts ganhem relevância nas redes sociais. Assim, a hashtag vira uma ferramenta de segmentação e tagueamento que podería permitir conseguir picos de potencialização para as marcas, aumentando seu alcance, relevância de views e engajamento, em determinados períodos.

Usar uma hashtag com sucesso, pode mostrar a lealdade dos seus consumidores pois quanto mais deles criarem conteúdo sobre sua marca, mais outros consumidores você alcança pela divulgação boca-a-boca. Note que o conteúdo criado pelos próprios clientes adere muito mais do que o criado pela própria marca. Então, a hashtag é importante neste processo pois estimula a criação de conteúdo desde o cliente.

De um outro lado, quando uma pessoa está buscando um produto ou serviço nas redes sociais, ela se encontra com as hashtags no seu processo de busca, portanto uma hashtag bem estruturada consegue trazer até você um público já segmentado e com uma necessidade pontual: seu produto.

 

HASHTAG PARA MENSURAÇÃO

Para métricas e mensuração, a hashtag possibilita ir direto ao ponto, revelando o potencial de engajamento para a marca. Os números atingidos por ela, podem atuar direcionando igual a um "termômetro do poder da sua influência".

Na análise de post conseguidos com sua marca como hashtag, se permite conhecer quem é seu influenciador real, o nível de engajamento em cada rede social, outras hashtags relacionadas a sua marca, os posts e conteúdo que geram maior engajamento, o perfil de gênero do público atingido, e até fazer um comparativo com seus concorrentes.

Assim, a análise dos posts conseguidos, pode apontar indicadores valiosos para os próximos passos a serem aplicados sobre o que pode continuar sendo feito ou não.

 

CASES DE SUCESSO

A Hellmann´s lançou a campanha #Preparapramim através do Twitter. Os usuários descreviam os ingredientes que tinham na geladeira usando a hashtag #Preparapramim e em troca recebiam uma receita personalizada com os ingredientes citados. Nesta ação, a marca conseguiu mais de 82 mil interações e 22 milhões de impressões geradas em um dia. Legal não acha?

 

TOME NOTA!

A hashtag vira uma ferramenta de segmentação e tagueamento que permite alcançar e mensurar picos de potencialização para sua marca.