Existe uma língua universal que as pessoas do mundo inteiro entendem.

Por favor, não seja brega, não é o a amor...

O que nós estamos falando não é propriamente uma linguagem que você escuta ou fala, mas sim, uma que você acessa e interpreta emocionalmente: A linguagem visual, das imagens, fotografias.

Alguns estudos comprovaram que até 90% da informação transmitida para o cérebro é visual, parece inacreditável, mas o cérebro pode registrar 36 mil imagens por hora e os olhos processam uma imagem em ínfimos 13 milissegundos (0,0013s). Não é de se admirar, portanto, que as pessoas prefiram algo visual ao invés de parágrafos intermináveis!

Com isso, se você quer que as pessoas reconheçam e interajam com sua marca, você deveria começar a ser mais “visual” e hoje o principal canal para mobilizar o marketing visual nas redes sociais é o Instagram!

Essa plataforma apresentou um enorme crescimento através dos anos e agora em abril de 2017 atingiu 700 milhões de usuários ativos, com mais de 35 milhões no Brasil. A maior parte dos usuários do Instagram são os Millenials, uma audiência estratégica para as empresas, que investem de maneira maciça neste público.



O Instagram pode representar uma estratégia de marketing eficaz que coloca os usuários no centro, pois na plataforma as marcas não são as únicas que criam conteúdo, os usuários geram suas hashtags, produzem suas campanhas fotográficas e inserem conteúdo visual sobre produtos e serviços (como nos casos dos reviews de produtos). O Instagram é um local onde o conteúdo bem trabalhado torna esta plataforma uma ferramenta de marketing poderosa nas mídias sociais, isso tudo é claro, se tiver algo interessante para compartilhar, numa estética incrível!

Como sua marca pode aproveitar esse potencial? Aqui vão algumas dicas!

 

1. Construa uma identidade e apresente conteúdo atualizado

Para atingir o público-alvo de suas campanhas, você precisa ser consistente com o conteúdo que gera. O humor e tom das postagens devem ser similar e constituir um conjunto coerente, assim as pessoas irão reconhecer facilmente seu estilo e associa-lo à sua marca. Como o volume de conteúdo gerado é imenso dentro da plataforma, mantenha seu perfil sempre atualizado e publique constantemente conteúdo relevante. Lembre-se que a competição é dura no Instagram, sempre mantenha sua marca na vitrine e bem vestida!

 

2 – Interaja de modo estratégico

Uma campanha de sucesso no Instagram envolve uma comunicação aberta e horizontal com os seguidores. Responda às interações de modo personalizado, refletindo a “personalidade” da marca. Uma boa maneira de provocar impacto nas redes sociais é criar concursos, sorteios ou competições entre os seguidores, eles adoram esse tipo de ação, principalmente quando o único trabalho é curtir, usar uma hashtag ou até mesmo postar conteúdo relacionado à sua marca.

Existe ainda, a possiblidade de contratar influenciadores para promover ou até mesmo fazer um review de seu produto, eles são peça-chave pois tem o prestígio e confiança de seus seguidores e podem levar sua mensagem a um público potencial bem maior do que em mídias tradicionais, como tv e impressos. Por exemplo, uma das maiores influenciadoras de moda e maquiagem do Brasil, Camila Coelho, tem mais de 6 milhões de seguidores, apenas no Instagram.

 

3- Use todo o poder das Hashtags

Para conseguir o máximo de exposição nas redes sociais, você pode adicionar hashtags relevantes e populares aos seus posts. As hashtags tornam o conteúdo acessível para pessoas que estão procurando o seu produto de modo ativo, usa-las é uma maneira efetiva de engajar sua base de clientes atual ao mesmo tempo que aumenta sua audiência espontânea, angariando potenciais clientes. Após as ações é indispensável mensurar e entender os resultados das interações com as hashtags utilizadas, assim você pode desenhar sua estratégia da maneira mais eficiente possível!

Com o monitoramento dos termos relacionados à sua marca bem como os relatórios de análise de mídias sociais, você pode descobrir insights e entender qual é o sentimento do público em relação à sua marca, bem como acessar estatísticas e conhecer métricas voltadas ao desenho da estratégia de vendas de seu negócio.

Conheça alguns casos de marcas com posicionamento bem-sucedido no Instagram e que mobilizam essas dicas, como Honda, Leroy Merlin e Natura!